Fazer uma alimentação saudável é saber viver com qualidade…

Ter uma alimentação saudável é vital em qualquer idade e pode fazer a diferença na nossa saúde, aparência e até na maneira como nos sentimos.


Manter uma alimentação equilibrada é a base de um corpo saudável; reduz o risco de doenças cardiovasculares, de diabetes, de anemia e de enfraquecimento dos ossos, bem como de alguns tipos de cancro. Se, por acaso, sofrer alguma destas doenças crónicas, fazer uma alimentação saudável e ser intelectualmente ativo pode ajudá-lo a controlá-las.


Uma alimentação saudável pode contribuir para reduzir a hipertensão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, fornece os nutrientes que ajudam a manter os músculos, ossos, órgãos e outras partes do corpo saudáveis durante a vida. Estes nutrientes incluem vitaminas, minerais, proteínas, hidratos de carbono, gorduras e água.


Uma alimentação saudável também ajuda a manter os níveis de energia. A quantidade diária de calorias a ingerir depende da idade, do sexo e da atividade de cada um. Por isso, é importante consumir o número exato de calorias para o seu nível de esforço físico e intelectual.


A alimentação também afeta a digestão. Por exemplo, se não ingerirmos alimentos ricos em fibra, poderemos ter prisão de ventre. É essencial comer bastante fruta, legumes e beber muita água.


Para facilitar a escolha dos alimentos que devemos consumir diariamente, em que proporções e quais as possíveis combinações, não existe nada mais simples do que consultar a Roda dos Alimentos.


A própria Roda dos Alimentos tem sofrido evolução. Atualmente, é composta por 7 grupos de diferentes dimensões de acordo com a proporção em que devem ser incluídos na alimentação diária. Pode ajudar a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária.


A antiga Roda dos Alimentos tinha apenas 5 grupos de alimentos e a outra grande diferença prende-se com a água que, agora, está ao centro. Não sendo um grupo à parte, uma vez que está presente na constituição de todos os alimentos, é todavia essencial à vida e deve beber-se mesmo que não se sinta sede.


Devemos variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e fruta.


Fazer uma alimentação saudável pressupõe incluir na dieta fontes de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, vitaminas, cálcio e outros minerais. Para isso, necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

A nova roda dos alimentos: http://www.min-saude.pt

Ana Cláudia Martins e Isabel Ferreira (Instituto Politécnico de Bragança) - 2013-05-04 16:51:17