Qual o mais frio: o Polo Norte ou o Polo Sul?

Em pleno período estival colocar esta questão pode parecer-nos desajustado, mas aos olhos da ciência, a curiosidade não escolhe uma hora certa para surgir, por isso hoje colocamos esta pergunta ao leitor.


Naturalmente, a maioria de nós poderá pensar que ambos os Polos registam temperaturas similares, mas os factos confirmam que o Polo Sul é muito mais frio que o Polo Norte. Em valores médios, o Polo Sul regista, no inverno, temperaturas de 60 graus Celcius negativos e o Polo Norte 30 graus Celcius negativos.


Há vários fatores que contribuem para que isto aconteça. O primeiro é a grande diferença de altitude. O Polo Norte assenta no gelo que existe à superfície do Ártico, enquanto o Polo Sul se situa a 2800 metros de altitude (acima do nível do mar), sobre os lençóis de gelo do continente Antártico. Por cada quilómetro de altura, há, na Antártida, uma variação de cerca de 6 graus Celcius negativos. A altitude, por si só, explica mais de metade da diferença! E os restantes graus de diferença que estão ainda por esclarecer? Acontecem devido às diferenças na atmosfera.


No Polo Sul a atmosfera é mais fina. Como tem muito menos nuvens, maior percentagem de radiação solar é refletida na neve e no gelo e o calor é perdido. Ao contrário do Polo Norte, onde as nuvens retêm algum calor, o que contribui para uma temperatura superior.


Há ainda outro fator que pesa nas diferenças de temperatura entre o Polo Sul e o Polo Norte que é o facto de o primeiro estar sobre uma massa terrestre, sob uma profunda camada de gelo, enquanto o segundo se situa sobre uma camada de gelo relativa fina, sobre um oceano. O oceano Ártico atua como um regulador ou suavizador das temperaturas que, assim, nunca são tão extremas.

Ivone Fachada (Centro Ciência Viva de Bragança) - 2013-08-09 15:42:13