Grande parte dos maiores seres que viveram e vivem no nosso planeta habitaram ou habitam o oceano. De todos eles, o maior é a baleia-azul, que supera o tamanho dos extintos dinossauros. Há registos de um exemplar que alcançou 34 metros de comprimento e pesava 130 toneladas. O peso será equivalente a 5 elefantes ou a 1650 seres humanos! A sua carne daria para preparar filetes para 250 mil pessoas. O seu coração será equivalente ao tamanho de um pequeno carro e as suas maiores artérias permitiriam a uma criança pequena gatinhar no seu interior.

A baleia-azul é um mamífero, pertencente à subordem dos cetáceos, que habita todos os oceanos do nosso planeta. Trata-se de uma espécie solitária, vivendo sozinha ou com um parceiro.

As baleias azuis alimentam-se exclusivamente de krill (nome coletivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão – pequenos crustáceos que integram o zooplâncton). Uma baleia-azul pode comer até 40 milhões de krill por dia!

De facto, é a maior espécie de baleia que existe no mundo. Só ao nascer pode medir cerca de 7 metros! Como curiosidade, as baleias azuis produzem uns sons de baixa frequência que podem ser ouvidos a 160 km de distância!