Água, essa substância preciosa!

Água, water, eau, wasser,…, os nomes variam conforme o país! Mas se escrevermos H2O é universalmente identificada a substância a que nos referimos! E porquê H2O?


É a sua fórmula molecular, formada por 2 átomos de hidrogénio (H) e 1 de oxigénio (O). Como sabe, esta substância é a única que no nosso planeta pode ser encontrada nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, dependendo da temperatura a que se encontra.


Já certamente experimentou colocar um cubo de gelo num copo de água e observou que o cubo flutuava na água líquida. Este facto despertou a curiosidade dos cientistas que tentaram perceber o porquê deste fenómeno ocorrer, já que a substância é a mesma. Alguma vez se questionou porque acontece?


O cubo de gelo flutua porque a água quando solidifica fica menos densa do que a água no estado líquido. E o que é que isso significa? Pense comigo: para a mesma massa de água o volume ocupado no estado sólido é maior do que no estado líquido e, como a densidade não é mais do que o quociente entre a massa e o volume, o seu valor no gelo é inferior ao da água líquida, concorda? Mas deixemo-nos de cálculos! De certeza que já ouviu dizer que não se deve colocar uma garrafa cheia de água no congelador, já que poderá rebentar, isto porque a água no estado sólido (o gelo), ocupará um maior volume, devido ao arranjo das moléculas de água ser diferente consoante o seu estado físico. E no estado gasoso? Neste, as moléculas estão livres, desorganizadas, não se encontram ligadas umas às outras, o que lhes confere total liberdade de movimentos. No estado líquido, tal como no gasoso, as moléculas também se encontram desorganizadas, possuindo, igualmente, liberdade de movimentos, embora menor do que no estado gasoso. Por sua vez, no estado sólido as moléculas já se encontram organizadas, compactadas e ligadas entre si e, por tal, não se movimentam. Já pensou que se o gelo não fosse menos denso que a água, em locais com temperaturas muito baixas, os rios, lagos ou mares congelavam!


E nós e a água? Haverá alguma relação? Sim, de facto, tal como o nosso corpo, o planeta Terra tem cerca de 70% de água! Tente imaginar o seu dia-a-dia sem esta substância! Não consegue, pois não? Isso porque sem água, não seria possível a vida na Terra! Curiosamente, a vida teve origem há milhões de anos no meio aquático. Sendo esta substância tão importante para todos os seres vivos, continua a ser objeto de inúmeros estudos e a despertar a curiosidade da comunidade científica.


Embora no nosso planeta haja tanta água, a percentagem que está disponível para utilizarmos é menor do que 1% do total de 3% de água doce que existe, pois os restantes 97% é água salgada! E, apesar de ser tão pouca, nós ainda a poluímos, pelo que necessita de ser tratada para que chegue potável a nossas casas e a possamos, assim, consumir.


Sabia, ainda, que desde 22 de Março de 1992, existe uma Declaração Universal dos Direitos da Água, redigida pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Dos 10 artigos descritos neste documento, transcrevo apenas o segundo: “A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura”. Já agora, coloco-lhe uma questão: hoje ao lavar os dentes, enquanto os escovou, fechou a torneira? Lembre-se, a água é uma substância preciosa!

Foto de Clotilde Nogueira

Clotilde Nogueira (Centro Ciência Viva de Bragança) - 2013-08-31 11:42:59