Minhocas?! O tema é mesmo esse?

Sim, vamos falar sobre minhocas! À primeira vista, não parece um tema interessante! Deve ser porque quando ouvimos falar delas ou as vemos, o nosso sentimento é de repulsa, não é verdade?


No entanto, acredite que este animal tem grande importância para o Homem. Podemos até dizer que as minhocas são “amigas” do Homem, mas mesmo muito “amigas”… será que isto é verdade?


Falemos um pouco sobre elas! São animais invertebrados, que pertencem ao grupo dos anelídeos, que como o próprio nome indica, engloba os que possuem o corpo segmentado, isto é, dividido em anéis, quer no interior quer no exterior (que podem não ser visíveis). O habitat dos anelídeos compreende o solo húmido e o meio aquático, água doce e água salgada, e o seu tamanho varia entre 1 milímetro e 2 metros.


Mas vamos agora focar-nos apenas nas minhocas! Os seus corpos cilíndricos, são segmentados, tanto exterior como interiormente, e encontram-se revestidos por uma pele fina e húmida, o que lhes possibilita realizar as trocas gasosas com o exterior, uma vez que respiram através da pele, processo esse designado por respiração cutânea. Vivem no solo húmido, daí que, a maior parte das vezes, o nosso encontro com este animal ocorre quando revolvemos a terra, ou quando após uma chuvada as podemos ver à superfície do solo. Alimentam-se da matéria em decomposição existente na superfície dos terrenos ou próxima da superfície. Escavam grandes galerias subterrâneas. Muito bem, e então? Até agora, nada foi dito sobre como pode este animal ser benéfico para o Homem! Mas lá chegaremos! O meio em que vive serve de suporte a muitas culturas, das quais nós nos alimentamos. Se o solo for fértil, arejado, com boa estrutura, as plantas desenvolvem-se melhor, não acha? Pois a presença das minhocas nos terrenos agrícolas confere todas estas características aos solos, sendo, portanto, muito úteis para a agricultura! As galerias que escavam permitem que o solo não fique tão compacto, promovem o seu arejamento e promovem também uma melhor drenagem do solo. As minhocas ao escavarem as galerias revolvem a terra, enriquecendo-a com o húmus que excretam, sendo esta uma boa solução ecológica para melhorar as propriedades do solo. Quando ao cuidar do seu jardim se deparar com uma minhoca, não a mate, pois já sabe que ela está a contribuir para que o seu solo seja mais fértil!


Reconhecida a importância destes animais na atividade agrícola e conhecendo os benefícios que deles poderiam obter, há quem faça criação de minhocas (minhocultura), por exemplo, para a obtenção de húmus ou para usar na vermicompostagem.


Em sua casa, pode realizar vermicompostagem, transformando os resíduos orgânicos que produz em adubo para as suas plantas, com a ajuda das minhocas! Afinal, estes animais são ou não nossos “amigos”?

Clotilde Nogueira (Centro Ciência Viva de Bragança) - 2013-10-11 11:26:23