Divulgar ciência e tecnologia com o Ciência@Bragança

Sem muitas vezes disso termos consciência, o mundo à nossa volta rege-se por leis científicas. Numa infinidade de hábitos, gestos e objetos do nosso quotidiano, as marcas do conhecimento científico e tecnológico estão bem presentes nas nossas vidas. É, em muitos casos, possível explicar, interpretar e prever fenómenos à luz da ciência.


Compreender como funciona o mundo e usar o conhecimento científico para criar e desenvolver instrumentos e ferramentas que potenciem melhorias das nossas vidas, é a missão diária de cientistas e investigadores.


No âmbito do programa operacional de fatores de competitividade COMPETE, integrado no sistema de apoio a entidades do sistema científico e tecnológico nacional, o Centro de Ciência Viva de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), desenvolveram, em conjunto, um projeto de comunicação e divulgação de ciência, que tem como objetivo a conceção, a produção e a difusão de conteúdos para divulgação científica e tecnológica nos meios de comunicação social.


O projeto envolve, na vertente da conceção e produção, o Centro Ciência Viva e o Instituto Politécnico, instituições com competências em divulgação e investigação científica. Na vertente de difusão de conteúdos, estão envolvidos os órgãos de comunicação social: a imprensa regional (Jornal Nordeste e Mensageiro de Bragança), as duas rádios locais (Rádio Brigantia e RBA – Rádio Bragança) e a Localvisão TV. Associou-se também à iniciativa o jornal Outra Presença, da Escola Secundária Abade de Baçal. O Município de Bragança colabora diretamente neste projeto, disponibilizando espaço, em toda a cidade, nos mobiliários urbanos para informação (MUPI.


Os conteúdos são muito distintos, em formato e modo de abordagem. Na imprensa serão semanalmente publicados artigos científicos temáticos. Para as rádios foram desenvolvidas rubricas curtas, que serão também renovadas semanalmente, subordinadas a um tema, e programas de debate entre especialistas. Serão igualmente desenvolvidos, em colaboração com a Localvisão TV, vídeos que ilustram ou demonstram conceitos científicos, bem como documentários temáticos que serão difundidos através do sítio da internet do projeto, com o endereço www.cienciabraganca.pt. Este espaço, terá igualmente a função de agregar todos os conteúdos produzidos, organizando-os de forma facilmente consultável e pesquisável, por área científica ou por suporte de comunicação preferencial. Para além deste repositório temático o sítio integra um consultório de ciência, em que o visitante pode ver esclarecidas dúvidas com um cientista.


Preparados para esta grande viagem pela ciência?

qwe

José Paulo Matias (Centro Ciência Viva de Bragança) - 2014-07-01 23:56:52