A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é uma doença que confere à pele um aspeto semelhante à casca de laranja devido ao aprisionamento de bolsas de gordura, líquidos e toxinas no tecido subcutâneo, associado à perda de elasticidade da pele.

A celulite não é apenas um problema estético, pode acompanhar sensibilidade dolorosa e insuficiência venosa. Esta alteração inflamatória pode ocorrer nas ancas, coxas, barriga, braços e nádegas. Afeta sobretudo as mulheres, uma vez que possuem maior percentagem de massa gorda. Tanto pode surgir em pessoas com excesso de peso como nas que têm o peso ideal.

O aparecimento da celulite depende de vários factores, como a ingestão incorreta de alimentos, problemas de obstipação, a adoção de posturas corporais incorretas (como cruzar as pernas, poe exemplo) a ingestão de álcool e a adoção de uma vida sedentária. Pode também surgir devido a desequilíbrios hormonais, no decurso da gravidez ou devido ao uso de pílulas anticoncepcionais. A predisposição hereditária e alterações enzimáticas também podem originar o surgimento de celulite.