O que é a termografia?

A termografia é uma técnica não invasiva, que possibilita a observação da distribuição da temperatura num corpo, através da deteção da radiação infravermelha emitida naturalmente pelo corpo. Isto permite a medição da temperatura em tempo real.


O corpo humano emite parte da energia térmica sob a forma de radiação infravermelha. Este facto, torna possível determinar a distribuição da temperatura na superfície corporal. O ser humano tem a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de um intervalo que varia desde 36.1⁰C a 37.2⁰C, apesar de existirem variações térmicas no meio ambiente.


Num indivíduo saudável, a temperatura corporal pode variar ao longo do tempo, no entanto, a distribuição da temperatura corporal apresenta traços característicos e uma simetria bilateral consistente. Uma alteração desses padrões de temperatura pode resultar de alterações patológicas. Assim, a termografia pode detetar uma patologia antes de qualquer outra técnica de diagnóstico, devido às perturbações que provoca na distribuição normal da temperatura no local onde a patologia se situa.
Para além de não invasiva, a termografia é um exame que não utiliza radiação ionizante e onde não existe qualquer contacto entre o paciente e o equipamento. Estas características permitem que a técnica seja utilizada em áreas médicas, tais como cirurgia, oncologia, medicina desportiva, entre outras, permitindo avaliar diversas doenças. No entanto, são necessários exames complementares de diagnóstico, por exemplo a radiografia, que permitem complementar a informação obtida na termografia com informação sobre as estruturas anatómicas.


Para além da área da medicina, a termografia pode ser aplicada em outras áreas. Um desses exemplos é a medicina veterinária, podendo ser usada como meio de diagnóstico sem contacto com os animais; possibilitando a realização de estudos em populações de animais em estado selvagem, principalmente em espécies de grande porte. A termografia poderá também ser usada na astronomia, permitindo observar regiões que estão envoltas em gases e poeiras muito densas. A termografia poderá, ainda, ser usada na manutenção de sistemas mecânicos ou elétricos, na segurança e vigilância de bens e de pessoas; entre muitas outras aplicações no nosso dia a dia.

David Bento, Rui Lima e Ana I. Pereira (Instituto Politécnico de Bragança) - 2012-11-27 15:07:43