A energia solar é uma fonte de energia renovável, gratuita e limpa, uma vez que não acaba nem contamina o meio ambiente.

A captação desta energia pode ser feita de várias formas, dando origem a diferentes designações: Solar Passiva, Solar Fotovoltaica, Solar Térmica e Solar Termoelétrica.

A Energia Solar Passiva consiste no aproveitamento direto dos raios solares quando, por exemplo, incide nas fachadas dos edifícios. A Energia Solar Fotovoltaica é captada através de painéis fotovoltaicos, que convertem, diretamente, a radiação solar em energia elétrica. A Energia Solar Térmica é captada através dos coletores solares, que convertem a radiação no calor utilizado no aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS). Por fim, a Energia Solar Termoelétrica consiste na produção indireta de energia elétrica (associada a centrais). Esta tecnologia, mais recente, consiste na conversão da radiação em calor, através da utilização de espelhos que concentram a radiação num determinado ponto de uma torre, produzindo vapor de água que, por sua vez, é convertido em energia elétrica através de uma ou mais turbinas similares às das centrais termoelétricas convencionais.