Foi o primeiro polímero sintético a ser produzido industrialmente, devendo o seu nome ao seu inventor, Leo Baekeland, que o sintetizou pela primeira vez em 1905. A baquelite (baekelite) é um material resistente ao calor e humidade, é quimicamente estável e um bom isolante elétrico. Dado este conjunto alargado de propriedades ficou conhecido como “um material multiusos”. Quimicamente é uma resina fenol-formaldeído, sendo classificada como um termoendurecível, significando isto que não se funde por ação do calor.

A baquelite era tradicionalmente utilizada no fabrico de equipamentos telefónicos, isoladores elétricos (como substituinte da porcelana) e numa grande variedade de outros objetos de uso corrente. Hoje em dia é muito menos utilizada, assumindo contudo importância em aplicações que exigem elevado isolamento térmico e elétrico.

Algumas curiosidades: Dado a sua elevada resistência, este material foi utilizado nos EUA em substituição do cobre para produzir moeda durante a Segunda Guerra Mundial. Em Portugal a primeira empresa a produzir artigos plásticos com este material foi a Baquelite Liz, fundada em 1946.